segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Estúdio Fotográfico


Era ainda muito cedo e Zézinho já estava a caminho. O seu irmão mais velho, o Manel, era o ardina da aldeia e antes de sair de casa para fazer chegar o mundo inteiro à sua aldeia, tinha o cuidado de o acordar. Todas as manhãs cumpriam o mesmo ritual. Manel deixava o leite já aquecido para o irmão, enquanto Zézinho lhes preparava a merenda para a bucha da manhã.
A doença repentina e posterior morte da mãe obrigara-os a trabalhar cedo. O suor do trabalho do pai não chegava para o mês todo e eles decidiram trabalhar. Manel tinha apenas mais 2 anos que Zézinho, que só contava 10. Contudo, não abandonaram a escola. Trabalhadores-estudantes eram o orgulho do pai, que por vezes se sentia envergonhado pela situação em que os tinha colocado.
~***~
Zézinho  era aprendiz num estúdio fotográfico. Todas as manhãs abria a porta da loja, subia os estores e ligava a caixa registadora. Lá dentro, na ante sala, verificava se os espelhos estavam limpos, colocava os pentes na tina, borrifava-lhes álcool para os desinfectar e matar algum piolho que lá tivesse ficado e colocava a tina à janela para que o álcool evaporasse mais depressa. Depois, dirigia-se à sala onde tudo acontecia. Reorganizava os painéis, ajeitava o conteúdo do velho baú, limpava as lentes, verificava a iluminação e a altura dos bancos – gostava de os ver nivelados à mesma altura. Tinha para si que aquele espaço deveria parecer sempre novo.
Enquanto preparava todo o cenário para mais um dia de emoções, sonhava com o dia em que deixaria de ser aprendiz e se tornaria num profissional como o Sr. Jacinto, o fotógrafo.
O Sr. Jacinto era experiente. No ramo há muitos anos, também ele havia começado como Zézinho, limpando e organizando a loja e, por isso dava muito valor ao seu trabalho.
Quando o Sr. Jacinto chegava, tudo estava pronto. E nessa altura Zézinho saía a correr para se encontrar com Manel na praça e juntos seguirem para a escola. Só tinham aulas de manhã e isso dava ao Zézinho tempo para regressar à loja e ajudar o Sr. Jacinto no que ainda fosse preciso. Afinal era seu aprendiz e queria ser como ele.
~***~
Era aí que tudo começava! A partir dessa altura Zézinho entrava no mundo mágico dos sonhos. No mundo mágico das pessoas que sonhavam acordadas. Das pessoas que imortalizavam momentos que apenas existiam para si próprias. E Zézinho sonhava com elas. Viajava com as personagens que aquelas pessoas queriam representar e com elas travava grandes diálogos.
O Sr. Jacinto dizia muitas vezes a Zézinho:
“A vida é uma fantasia. Toda a gente tem o direito de sonhar.”
Por isso o velho baú do estúdio guardava em si vestes. Não havia quem ali entrasse que não se fantasiasse de qualquer coisa. Algumas pessoas chegavam mesmo a levar adereços de casa e a oferecê-los ao Sr. Jacinto “para quem com eles quisesse sonhar!”
~***~
O estúdio era pequeno e apertado, mas lá era possível dar a volta ao mundo inteiro, quase com um passe de magia, uma simples troca de painéis. Era possível transformar o dia em noite em segundos… Sonho e realidade misturavam-se constantemente naquele estúdio.
A D. Elisa era uma dama. Uma vez por semana entrava no estúdio. Zézinho já sabia quem ela queria ser, então, à quarta-feira até ia mais cedo para preparar também as coisas dela. Adorava a felicidade com que a senhora saía dali.
Ela esmerava-se tanto nas roupas e adereços, que muitas vezes parecia mesmo uma Rainha do século XVIII. Escolhia sempre um figurino de época. Maquilhava-se já com as mãos trémulas e, para dar impressão de saúde, coloria a face com ‘rouge’. O saiote rodado e as saias enormes sobre arames, encorpavam os tecidos moles que nunca tinha tido vergonha de os mostrar. Mas ali não. Ali sentia-se como uma rainha. Preparava-se, o rosto tornava-se sério, colocava-se em pose erecta, mais por causa do corpete, e parecia que estava pronta a transformar todos à sua volta em servos e lacaios.
Ao fundo, o Sr. Jacinto prepara tudo. Escolhe o painel perfeito, com outro palácio ao fundo antecedido por um esplendoroso jardim de flores brancas e vermelhas. No centro um repuxo que brota água da boca de pequenos anjos. Alguns nobres de tal forma retratados que parecia que lhe faziam a ‘corte’. Tudo milimetricamente arranjado para que a foto ficasse perfeita. Como se D. Elisa estivesse lá, efectivamente.
O Sr. Jacinto interrompe o sonho por uns segundos:
“- Atenção… Isso mesmo… e
“buf”!
Uma e outra, e outra vez mais. O flash vai disparando à medida que D. Elisa vai mudando de ‘pose’.
Depois D. Elisa troca de roupa, sai e vai muito satisfeita. No final do dia o Sr. Jacinto levará as fotos a sua casa, para que escolha as que melhor ilustram o seu sonho…
Na ante sala outro cliente se prepara… É o Sr. João, o padeiro… vai ser comandante.
~***~
A verdade é que todos os clientes do Sr. Jacinto saiam da sua loja muito satisfeitos. De alma renovada. De peito inchado. E o Sr. Jacinto achava que ainda era vivo por isso mesmo. Por ter o dom de fazer os outros felizes.
“Toda a gente tem o direito de sonhar” e no Estúdio Fotográfico do Sr. Jacinto, todos os sonhos se tornavam realidade.
Era isso que fascinava o pequeno Zézinho e o fazia levantar-se antes das galinhas… para ajudar o Sr. Jacinto a realizar sonhos.
“Um dia sou eu que os vou realizar” – pensava ele com um sorriso nos lábios…
~***~
Lá fora a placa, em letras grandes:
FOTOGRAFAM-SE SONHOS

33 comentários:

  1. Que linfo fotografar sonhos...Lindo teu blog.Parabéns!beijos,chica e tá com cheirinho de novo!

    ResponderEliminar
  2. Não conseguia dormir e por conseguinte levantei-me da cama, liguei o portátil e por falta de melhor 'liguei' também o blogue, e deparo-me com esta surpresa...

    Querida Lala, estou encantada com este teu novo cantinho. Tenho a certeza que muitos sonhos se vão fotografar aqui neste contos de encontro. Parabéns!

    Como diria a minha avózinha 'muita saúde para te gozares dele'.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Bonito. Uma pessoa tem que se escapar, seja lá por onde for.

    ResponderEliminar
  4. Chica, minha querida! Obrigada pela visita! Ainda bem que gostaste!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  5. Helga, obrigada! Este conto foi o que me deu menos "trabalho" e mais prazer... imortalizar sonhos deve ser fantástico... e apenas com um "flash"!
    **
    O 'recado da tua avózinha será tido em conta... não tenhas dúvida! São sempre sábios os recados dos avós!

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  6. El Matador... seja lá por onde for... e se existir algures alguém que imortalize essas nossas escapatórias... melhor ainda!

    Obrigada, mais uma vez!
    Beijinho**

    ResponderEliminar
  7. Muito bonito... vale sempre a pena lembrar que nunca é tarde para realizar os sonhos.
    Bjs Lala

    ResponderEliminar
  8. Isso mesmo... nunca é tarde!
    Obrigada Caty, mais uma vez!!

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  9. O sonho comanda a vida,não é?História contada de tal forma que às tantas estava a vestir a "pele"do Zézinho e a sonhar como ele...gostei!

    Bj*

    ResponderEliminar
  10. Pois é Vitor... é o que melhor levamos da vida... os nossos sonhos, senão imortalizados numa folha de papel, pelo menos imortalizados no nosso coração!
    Deu-me prazer escrever este conto!
    Obrigada
    Beijinho**

    ResponderEliminar
  11. Já cá estou! ;) Lindo conto Lala! bjs

    ResponderEliminar
  12. adorei este teu novo cantinho... já cá estou para ler\ver os teus sonhos...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Lala,
    Acho que fizeste muito bem em "separar as águas". Este teu conto é um mimo. As personagens são muito cativantes. Adorei. Adorei. Adorei.
    Continua.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Opá... tá muito catita o espaço. :p Feminino sem ser lamechas e assim... :D

    Mas lala, lalaaaaaaaa, pluamordedeus, mete-me a letra um bocadinho maior que senão eu não consigo ler. :'(
    A graduação dos meus óculos na chega para esta letra tão miudinha.
    Se não quiseres, it's okay, eu assim que tiver um tempo imprimo. Deve dar para aumentar se imprimirmos... :\

    bjinhoS**

    ResponderEliminar
  15. Forcei os olhos à leitura. Sou teimosa.

    Adorei o conceito do conto... sonhos fotografados. Muito mágico e encantado. Tem um talento especial para o estilo "conto de fadas".
    Presumo que venha de dentro de ti.

    bjinho grande*

    ResponderEliminar
  16. Natália muito obrigada!

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  17. Ginginha... epá, obrigadaaaaa! Foram 2 dias para tentar encontrar o layout mais adequado. sabes aquele que tu vês e dizes: é este! Pois... foram 2 dias. E já tinha o texto pronto e de layout, nada!

    Ah ah! E eu que coloquei este tamanho de letra porque achei: ah, não! não há-de haver ninguém que veja assim mal, como eu... e se eu consigo, qualquer um consegue... Tens razão... neste já não fui a tempo, mas nos próximos vou ter-te em muita consideração... não quero que troques os olhinhos por minha causa!!!
    **
    Sobre o texto em si, obrigada... é, talvez seja mesmo de mim... tipo: "'tás cá dentro'" (tens que bater com o punho direito no peito 2 vezes ahahahah)!

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  18. Johnny, Thank you very very much!! (não sei onde foi parar o teu comentário johnny, este blogger teima em desafiar-me, mas eu juro' que aceitei o comentário... eu juro')

    ResponderEliminar
  19. Olá Lala
    Gosto muito do teu novo blogue, o visual está lindo de morrer, muito romântico, muito estilo estúdio fotográfico dos anos 20... a condizer com a história.
    Gosto muito da ideia de fotografar sonhos :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Tornam-se imortais, não é Teresa?

    Obrigada!
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito de visitar este blog. Recentemente criei um blog pessoal que gostaria muito de divulgar por esta aldeia global. Se fosse possível colocar o meu link ficaria muito agradecido. Se o fizer, avise pf para o meu blog para que possa colocar o seu link também com todo o gosto. Forte Abraço e boa continuação!

    http://naruadaamargura.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Olá macaco do 1ºD. Sê bem vindo ao meu mundo dos contos e ao mundo dos blogs!

    Volta sempre que quiseres!

    beijinho**

    ResponderEliminar
  23. Temos de dar espaço aos nossos sonhos Lala.
    O teu conto é uma fantasia linda e suave.
    Parabéns!

    Fizeste muito bem em abrir este novo espaço.
    Eu gosto muito dos teus contos e é pena os que tens lá no outro lado na "sopa de letras" não estarem aqui... Ficava como se fosse um livro de histórias, entendes?

    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. MZ, que bom ter-te de volta!! Obrigada!!
    Já tinha pensado em colocar aqui os outros contos... concordo contigo...

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito deste teu conto, fico à espera de outros.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  26. Obrigada Patty! Eu também fico "à espera" de conseguir escrever outros!!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  27. Belíssimo.
    http://compromissocomoacaso.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Que bela fábrica de sonhos, a do sr. Jacinto! E que bela forma de encarar a vida, torneando as suas asperezas em laivos de magia.
    Gostei muito!

    Bj

    ResponderEliminar

::encontro marcado::